Como aplicar o planejamento estratégico para o marketing digital na minha empresa?

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O planejamento estratégico é uma das funções administrativas básicas das teorias clássica e neoclássica da administração. Trata-se de um conceito fundamental para a tomada de decisões em uma organização. Para o marketing digital e a comunicação com os clientes este posicionamento estratégico não é menos importante. Neste sentido você já deve ter se perguntado: como aplicar o planejamento estratégico para o marketing digital na minha empresa?

Dar início a este investimento implica pensar cuidadosamente as etapas e processos envolvidos na implantação do plano de marketing. É preciso, afinal, alinhar suas estratégias com as diretrizes e objetivos da organização. Este planejamento é importante até mesmo para evitar que o investimento na comunicação digital se veja malogrado. Pois são relativamente comuns as empresas que desistem do marketing online nos 6 primeiros meses de implantação.

Confira este passo a passo para alinhar o planejamento estratégico à missão, visão e valores da sua empresa e garantir o sucesso na presença online. Siga as etapas aqui propostas para facilitar o processo e conquistar melhores resultados para os seus negócios. Acompanhe a seguir quatro dicas para estabelecer o melhor plano de marketing digital para o seu empreendimento.

Respondendo à questão: como aplicar o planejamento estratégico para o marketing digital na minha empresa

1. Conheça bem o seu público

O sucesso do planejamento estratégico para o marketing digital está diretamente ligado ao conhecimento que a empresa possui do público-alvo. Os objetivos, práticas e caminhos mercadológicos a ser seguidos precisam ter por base gostos e comportamentos dos consumidores. Para tanto é comum que através de observação e pesquisa se criem as personas.

Este personagem fictício representa o seu cliente ideal e parte do anseio por responder algumas questões básicas. São perguntas como: qual o problema do cliente, quais seus desejos, hábitos e expectativas com relação ao seu produto. A sua comunicação deve, portanto, entender a dor do cliente, sendo planejada para impactá-lo de forma personalizada. Em outras palavras, é criar a mensagem correta para atingir as pessoas certas.

2. Trace os seus objetivos com clareza

Um bom planejamento estratégico não pode prescindir de uma direção segura. É conhecendo o mercado e a realidade da sua empresa que o caminho a seguir poderá ser definido. Tenha objetivos bem delineados para curto, médio e longo prazo. Dentre estes é também recomendável inserir metas contínuas, como investir em SEO e na satisfação dos clientes.

Já na etapa inicial de planejamento os objetivos têm de se postos à mesa. Isso permite que o seu sucesso se torne uma realidade mais a frente. Detalhes definidos no início do planejamento de marketing digital permitem campanhas mais coerentes. Não só em termos de direcionamento e conteúdo, mas também pelo viés do orçamento que será empregado.

Canais a ser utilizados e acompanhamento de campanhas

3. Escolha as suas plataformas

Conhecendo os seus objetivos e o perfil do cliente ideal, você poderá escolher os seus canais de atuação com segurança. Estes devem ser a interseção entre aquilo que você pretende alcançar e as plataformas mais utilizadas pela persona. Para cada perfil de cliente uma rede social será mais indicada, assim como um formato de comunicação.

São os passos anteriores que vão determinar se vale a pena investir em vídeos, blog posts, e-mail marketing, podcasts, webinars e assim por diante. Pode ser que todas estas práticas sejam relevantes para o seu público-alvo ou pode ser que apenas algumas encontrem relevância. O que não se pode fazer é atirar no escuro esperando obter sucesso. Confira algumas sobre redes sociais no Facebook da RockMídia.

4. Faça acompanhamento e mensuração de dados

Tirei a dúvida de como aplicar o planejamento estratégico para o marketing digital na minha empresa, e agora? Uma vez que se tenha chegado nesta etapa dê especial atenção ao acompanhamento e mensuração de dados. É isto que vai permitir que o planejamento efetivado saia de acordo com as metas traçadas.

Faça desta prática uma oportunidade para a correção de erros. Muito frequentemente os problemas nas campanhas podem ser resolvidos no percurso da sua estratégia de marketing digital evitando transtornos futuros. Lembre ainda que a mensuração de dados fornece insights valiosos sobre os gostos e comportamentos do seu público-alvo. Utilize esta informação para alimentar as suas campanhas.

Tirou as suas dúvidas e está preparado para dar o próximo passo no seu planejamento estratégico de Marketing Digital? Nós podemos ajudar. Visite nosso site para conhecer as melhores soluções para a comunicação da sua empresa. Confira já as opções que trazemos para proporcionar resultados sólidos na sua estratégia digital.

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